Demétrio Panarotto nasceu em Chapecó-SC, em 1969. É doutor em Literatura (UFSC) e professor de roteiro no curso de Cinema da UNISUL. Músico, roteirista, poeta, escritor e idealizador do programa Quinta Maldita (na webrádio Desterro Cultural) e do PIPA Festival de Literatura (com Juliana Ben). Publicou, dos mais recentes, “18 Versos para o Funeral de Demétrio Panarotto” (Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2018, poemas), “Tratamento da Imagem” (Patifaria, 2018, conto), “Arquipélago” (Patifaria, 2018, infantil), “Lotação” (Medusa, 2018, poemas), “Vozes e Versos” (Martelo Casa Editorial, 2019, poemas), “Cerzindo e Cozendo” (Butecanis Editora Cabocla, 2020, poemas), “Privado” (Butecanis Editora Cabocla, 2021, contos) e mais alguns discos e alguns filmes. Reside em Florianópolis-SC, Brasil.
O curso se divide em três atos. O ponto de partida é a Literatura e o modo como a narrativa (o romance burguês) do século XIX influencia o cinema; o conceito de adaptação – a partir de uma construção histórica e teórica – é a mola mestra deste percurso. O segundo movimento se constrói a partir das relações poéticas entre o Cinema e a Poesia e se dá a partir dos olhares de Jean Epstein, Vertov, Luis Buñuel, Pier Paolo Pasolini, Glauber Rocha, Peter Greenaway, Béla Tarr e David Linch: um percurso que está no cinema de autor mas que contempla o cinema ensaístico, videoensaio, videodança, videopoesia, dentre outros e, ao mesmo tempo, monta a relação com o terceiro movimento. No caso, uma inversão do olhar, algo que conceitualmente já se faz presente em Vertov e teorizado por Andre Bazin, para perceber o modo como o Cinema influencia a Literatura.
Debater questões relacionadas à literatura e ao cinema, o conceito de adaptação, a “adaptação” na cultura e literatura grega e latina, medieval e renascentista.
Entender a cultura moderna, a modernidade, o cinema de autor, o cinema de poesia e as relações e interrelações entre Audiovisual, Cinema e Literatura.
Iniciar o aluno às questões entre a Literatura e Cinema e entre o Cinema e a Literatura.
Problematizar a ideia de adaptação, primeiramente, em um contexto histórico, para depois percebê-la no recorte moderno e contemporâneo.
Discutir o cinema de autor através do cinema de poesia.
Contribuir com referências teóricas, literárias e fílmicas que desmontem os padrões estéticos, sociais, culturais e econômicos.
Fomentar a discussão fronteiriça entre as artes.
Problematizar os gêneros literários e cinematográficos.
Perceber a poesia como uma possibilidade ampla no entendimento da arte.
48 vídeoaulas (média de 20 min. cada)
90 DIAS
Total: R$ 275,00
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