Reproduzir vídeo

Audiovisual é Contar Histórias

ESCRITA CRIATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NEGRA

Com Julianna Rosa de Souza e Yasser Socarrás Gonzáles

OS PROFESSORES

Julianna Rosa de Souza é Doutora em Teatro, pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com tese sobre teatro negro contemporâneo, discutindo o racismo na área teatral, a partir de dramaturgias de autoria negra. Mestra em Teatro, pela mesma universidade, com dissertação sobre a Dramaturgia da Dança dos Orixás. Colaboradora da REDDAS – Rede de Estudos da Diáspora Africana na América do Sul. Integrante do NEN – Núcleo de Estudos Negros em Santa Catarina coordenado pela professora Azania Mahin e do NUDHA – Núcleo de Direitos Humanos, Diversidade e Ações Afirmativas do Centro de Artes – CEART, coordenado pela professora doutora Maria Aparecida Clêmencio. Criadora do site Rede Quilombo com o objetivo de compartilhar referências negras no campo artístico e promover cursos e formações on-line.

Yasser Socarás González é realizador audiovisual, professor e pesquisador. Formado pelo Instituto Superior de Arte (Cuba), Mestre em Antropologia Social pela UFSC (Brasil) e membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas, NUER/UFSC. Escreveu, produziu e dirigiu vários produtos audiovisuais, incluindo as ficções “Final de día” (Roteiro, Produção e Co-direção), Longa-metragem, Cuba, 2010/2020, em Pós-produção, “More coffee and…” (Roteiro e Direção), Curta-metragem, Cuba, 2012, “La Mano de D10S” (Roteiro e Produção), Curta-metragem, Bolívia, 2015, “Bolo” (Roteiro, Fotografia, Produção e Direção), Curta-metragem, Brasil, 2017. Atualmente é coordenador de exibição na Plural Filmes e produtor e diretor na Filmes de Apartamento, produtora independente que é Sócio Fundador.

PROGRAMA

Construção de textos que priorizem a criação de personagens negras em sua diversidade e complexidade. Discutir os significados dos estereótipos e buscar novos contornos para a personagem negra tanto no cinema quanto no teatro.

OBJETIVOS

Criar textos que coloquem em pauta a construção da personagem negra de maneira complexa e diversa, combatendo a visão estereotipada da mesma.

Debater as noções estereotipadas da personagem negra.

Estimular o processo criativo para a criação de textos que trabalhem com a representação positiva da personagem negra.

Estudar a diversidade da personagem negra, sua potência poética e a possibilidade de novos contornos na construção do cinema e do teatro.

Conhecer produções cinematográficas que colocam em pauta a personagem negra em suas obras.

Conhecer textos teatrais que abordam a potência da personagem negra a partir de uma visão política e antirracista.

Investigar as possibilidades de criação poética de imagens cinematográficas que revelem outros contornos para a atuação de atores e atrizes negras.

CARGA HORÁRIA

45 vídeoaulas (média de 20 min. cada)

TEMPO DE ACESSO

90 DIAS

INVESTIMENTO

Total: R$ 225,00