Reproduzir vídeo

Audiovisual é Contar Histórias

DIRIGINDO O REAL - REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO DA CRIAÇÃO À MONTAGEM

Com Marcia Paraiso e Glauco Broering

OS PROFESSORES

Marcia Paraiso é documentarista e realizadora audiovisual, atuando no audiovisual desde a década de 90. Sócia fundadora da produtora de audiovisual de conteúdo independente Plural Filmes, com sede em Florianópolis, dirigiu documentários para a RBS TV, TV Brasil, Canal Curta, CinebrasilTV, Arte 1 e Canal Futura, e trabalhou como professora no curso de cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou dezenas de documentários, 2 séries documentais, ambas com 2 temporadas – “Visceral Brasil, As Veias Abertas da Música”, e “Invenções da Alma”, e três longas documentários – “Terra Cabocla”, “A Maravilha do Século” e “Sobre Sonhos e Liberdade”, além do longa de ficção “Lua em Sagitário” e da série ficcional “Submersos”. Atualmente, se dedica à pesquisa de seu quarto longa documentário, “A Luta da Erva”. Ministrou oficinas sobre a construção do documentário em vários estados brasileiros. A temática relacionada às questões agrárias, populações tradicionais e cultura popular brasileira são recorrentes em seu trabalho. Seu longa de ficção, “Lua em Sagitário”, foi premiado no Festin-Lisboa em 2017, como Melhor Filme Infanto-Juvenil, e no Festival de Cinema de Avanca – Portugal, com o prêmio de melhor atriz e uma menção especial do júri. Glauco Broering é formado em Odontologia (UFSC, 2002) e em Cinema e Realização Audiovisual (UNISUL, 2014), iniciou profissionalmente no audiovisual em 2012, tornando-se Montador, Roteirista e Diretor. Em 2012, ano que iniciou a carreira, lançou como diretor o curta-metragem “Os Personagens”, que participou de diversos festivais em todo o país, e começou sua carreira de Montador com o média “Sem Perder a Ternura” (Marcia Paraíso, 2013), consolidando uma parceria com a Diretora Marcia Paraíso, que resultou nos filmes de longa-metragem “Lua em Sagitário” (ficção), também como colaborador no roteiro, “Terra Cabocla” (documentário), “A Maravilha do Século” e “Sobre Sonhos e Liberdade (documentário), além das séries “Visceral Brasil”, temporadas 1 e 2, e “Invenções da Alma”, temporadas 1 e 2. Como Montador também realizou os longas “Maracanã – no Templo das Emoções” e “Brusque 92”, além de mais de 20 curta-metragens. Como diretor, além de “Os Personagens”, lançou o curta experimental “O Cara”, indicado para melhor fotografia pela ABC. Recentemente, roteirizou a série “Submersos”, uma produção da Paramount Channel (13 episódios, 1 hora), lançada em maio de 2020 e que está em reprise no Paramount Channel e no Prime Box Brazil.

PROGRAMA

A compreensão do documentário como cinema de não ficção a partir do compartilhamento de uma linha de tempo que acompanha a produção documental mundial desde os primórdios do cinema até os dias de hoje. A construção do projeto do documentário, desde os elementos que podem auxiliar no processo criativo, passando pela pré pesquisa, a escrita do projeto passo a passo, incluindo questões de produção e orçamento, a escrita do roteiro e as ferramentas disponíveis para tal, a realização/filmagem incluindo pesquisa para filmagem, a entrevista, a decupagem, o roteiro de montagem, a montagem e as relações com o montador, a montagem no documentário e a finalização e deliveries.

OBJETIVOS

Capacitar o aluno a entender o que é documentário e conhecer e acompanhar todas as etapas de elaboração de um documentário, desde o entendimento do documentário como filme, até a sua escrita, filmagem e montagem/finalização.

Traçar um panorama do cine documentário no mundo e no Brasil, incluindo o documentário dirigido por mulheres.

Apresentar distintos olhares de documentaristas provocando o aluno a pensar nos sentidos e formas de filmar o real.

Apoiar os alunos para pensarem e fortalecerem suas ideias, transformando-as em projetos audiovisuais completos.

Exercitar passo a passo o que é necessário para a escrita do projeto.

Apresentar as técnicas de escrita de roteiro de cinema de não ficção.

Apresentar os caminhos para a realização da pesquisa A preparação para o pitching ou a “defesa do projeto de documentário”.

Apresentar caminhos de organização da produção/filmagem – locações, equipamentos, equipe, logísticas.

Abordar a importância da entrevista em cada proposta fílmica e como se preparar para a condução da entrevista.

Entender a importância da decupagem de todo

o material filmagem e como realizá-la.

Demonstrar e capacitar o aluno para compreender a imporância da montagem, do corte para contar a história do filme de não ficção.

Demonstrar o que são as etapas necessárias para a finalização.

Apresentar as distintas masterizações, de acordo com o exibidor.

CARGA HORÁRIA

48 vídeoaulas (média de 20 min. cada)

TEMPO DE ACESSO

90 DIAS

INVESTIMENTO

Total: R$ 275,00