Reproduzir vídeo

Audiovisual é Cidadania

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA

O AUDIOVISUAL NA APLICAÇÃO DAS LEIS

Com João Raphael Ramos dos Santos

O PROFESSOR

João Raphael Ramos dos Santos é educador, sociólogo, cineasta e pensador afro-brasileiro, formado em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ. Atua há 5 anos no campo da educação unidocente de Ensino Médio trabalhando com Educação de Jovens e Adultos. Suas pesquisas e produções envolvem o campo da educação antirracista, nesse sentido criou a Adinkra Produções, produtora responsável pelo Jornal Diáspora Negra, bem como outros programas e documentários. Atua como professor de sociologia e filosofia de Ensino Médio na rede privada do Rio de Janeiro. É apaixonado pela docência, educação inovadora, pesquisa e políticas públicas de educação.

PROGRAMA

O curso se propõe a analisar a produção midiática centrada no tema das relações étnico-raciais no Brasil e examinar os produtos elaborados pela mídia e as representações por ela adotadas sobre a identidade racial, a diversidade racial e as desigualdades raciais no Brasil. Adotando-se o conceito de raça como fundamental para o processo histórico formador do nosso país, pretende-se utilizar uma série de leituras e assistir filmes sobre o tema para a formação de uma postura crítica sobre as relações étnico-raciais, buscando incentivar professores e alunos a aplicarem as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Compreendendo o racismo estrutural como uma problemática moderna na realidade social brasileira que atravanca o pleno desenvolvimento e participação da população negra na construção de uma sociedade justa e democrática, o curso se apropria de estratégias de ação e atuação antirracista focando na educação como uma das principais esferas na reparação histórica e na reavaliação do papel do negro na história do Brasil.

OBJETIVOS

Analisar a produção midiática centrada no tema das relações étnico-raciais no Brasil.

Aprofundar os estudos sobre relações raciais no Brasil, a partir de representações de diversidade na produção audiovisual.

Esquematizar os produtos elaborados pela mídia e as representações por ela adotadas sobre a identidade racial.

Examinar a diversidade racial e as desigualdades raciais no Brasil, adotando-se o conceito de raça como fundamental para o processo histórico formador do nosso país.

Utilizar uma série de leituras e assistir filmes sobre o tema para a formação de uma postura crítica sobre as relações étnico-raciais.

Garantir o incentivo à professores e alunos a aplicarem as Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Identificar as mazelas do racismo estrutural na atualidade da organização social brasileira.

CARGA HORÁRIA

48 vídeoaulas (média de 20 min. cada)

TEMPO DE ACESSO

90 DIAS

INVESTIMENTO

Total: R$ 175,00